segunda-feira, 10 de novembro de 2014

10 características comportamentais necessárias a todo bom profissional



Nessa postagem irei dar algumas dicas de características para você se tornar um bom profissional...




habilidades-conhecimento-profissional-tecnologia


Seu perfil comportamental é adequado ou não para a vaga de emprego em questão, ou mesmo ao novo cargo dentro da empresa atual?


Não raras vezes podemos ouvir que nosso perfil não atende, mas pela falta de uma melhor explicação que poderia ser dada por quem decide sobre a contratação, costumamos supor questões políticas, técnicas, salariais e raramente uma que preocupa muito as empresas: o comportamental.


Não consideramos a possibilidade (ou não queremos acreditar) que aspectos comportamentais possam representar quesitos de decisão para quem preenche uma determinada vaga.


Ora, um profissional que tem déficit de características como as listadas abaixo pode não somente deixar de desempenhar um bom trabalho, mas pior que isso, pode ainda contaminar outras pessoas da equipe, onde o prejuízo é maior ainda para a empresa.


A lista de pontos abaixo, de autoria de Paulo Barreira Milet, da Eschola.com, é bem suscinta, clara e demonstra características universais do perfil profissional desejado atualmente.


A questão da falta de qualificação, como podemos imaginar, não se restringe somente a aspectos técnicos, passa sim obrigatoriamente pelo lado comportamental, o que muita gente deixa de considerar.


A propósito, você consegue se lembrar do último livro/treinamento que foca em aspectos comportamentais no ambiente corporativo no qual tenha tido contato? Ou lembra somente do último curso de Tecnologia?


Nas faculdades também vemos um sentimento claro de subestimação de disciplinas que tratem do assunto de cultura organizacional, ética e outros relacionados. Principalmente quando os estudantes são de áreas relacionadas com Exatas, como a de Tecnologia da Informação.


Veja a lista a que nos referimos:


1. Iniciativa/Liderança: O LÍDER


Não esperar ordens para se mover. Fazer em primeiro lugar. Propor, sugerir, antecipar. Ter a habilidade para convencer e/ou motivar as pessoas a fazer algo, tanto por atos, quanto por palavras e exemplos. Proativo. Auto motivável.

2. Criatividade/Flexibilidade: O CRIATIVO


Capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo; olhar um assunto por vários ângulos. Estar preparado e predisposto para mudanças. Ser adaptável. Ouvir e procurar compreender a motivação dos outros.


3. Trabalho em equipe: O AGREGADOR


Gostar de trabalhar em grupo. Capacidade de se alinhar com pessoas que trabalham na mesma tarefa, ou que unem os esforços com um mesmo propósito. Ter o espírito de solidariedade que anima os membros de um mesmo grupo. Saber elogiar (pode ser em público) e saber repreender (sempre em particular).


4. Capacidade de aprender e de mudar: O APRENDIZ


Gostar de coisas novas, ser curioso. Capacidade de procurar as respostas por si mesmo. Observador. Buscar entender o porquê das coisas. Capacidade de modificar, transformar, converter seu comportamento em função de fatos novos.


5. Respeito à opinião alheia: O EDUCADO


Tratar alguém ou alguma coisa com cuidado, atenção, deferência; Ter consideração, reverência. Capacidade de entender motivações diferentes das suas. Aceitar a diversidade, a divergência e a variedade de opiniões e comportamentos. Saber ouvir. Não se irritar por bobagem.


6. Visão de cliente/qualidade: O SERVIDOR


Ter a visão de que a pessoa que compra ou usa um bem ou serviço entregue por você (dentro ou fora da empresa) é o principal mantenedor do seu emprego. Entender qualidade como a satisfação e superação das necessidades do cliente. Querer fazer sempre melhor.


7. Elegância no tratar e no agir: O ELEGANTE


Tratar as pessoas de modo íntegro, reto e ético. Demonstrar distinção na forma, na maneira, nos trajes. Saber escolher as palavras conforme a ocasião. Criar clima de respeito e colaboração. Ser uma pessoa “do bem”. Simpático, atencioso.


8. Assumir compromissos e cumpri-los: O CUMPRIDOR


Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista. Cumprir prazos. Ser confiável. Antecipar problemas que possam surgir. Não fugir da responsabilidade.


9. Experiência anterior/Conhecimento geral: O EXPERIENTE


Ter passado por situações similares. Saber reconhecer padrões. Conhecer modelos de processos, sistemas e organizações diversas. Gosta de ler e debater temas do momento. Conhecer e reconhecer estilos de pessoas. Ter a formação básica necessária.


10. Conhecimento para o cargo: O PREPARADO


Ter as informações e conhecimento para o desempenho das tarefas. Conhecer os manuais de procedimentos. Saber as normas e rotinas da empresa.


Como você pode ver, nada aqui é dispensável para quem quer ser um profissional dentro do perfil de boas empresas no mercado de trabalho. Veja bem, não falamos de profissionais excepcionais, perfil ninja, nada disso, é o tipo ideal, o mínimo que as empresas esperam que possam ocupar suas cadeiras.


Que tal dar uma refletida e começar a aparar as arestas no seu comportamento, caso se identifique com alguns dessas pontos? Lembre-se, o desenvolvimento técnico deve acompanhar o comportamental, e para isso nem sempre é preciso gastar mais dinheiro.


Muitas vezes um simples artigo como este pode trazer luz a grandes problemas que podem estar afetando sua empregabilidade e que antes você não percebia, certo?


Está aí a lista... Eai...Você se enquadra em alguma das características? Espero ter ajudado... Até a próxima !


Fonte:http://carreiradeti.com.br/10-caracteristicas-comportamentais-necessarias-a-todo-bom-profissional/

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